Nova presidente do Sinarq/BA quer potencializar mercado de trabalho para arquitetos e urbanistas

A nova presidente do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Estado da Bahia (Sinarq/BA), Bianka Rocha da Silva, assume o cargo com o desafio de potencializar o mercado de trabalho para os arquitetos e urbanistas baianos. Frente a um cenário que concentra a maioria dos profissionais da área em Salvador e em poucos escritórios, sua luta será para fomentar a realização de concursos públicos e pela ampliação da contratação dos profissionais pelas prefeituras do interior do Estado.

A motivação está na grande demanda por serviços de arquitetura pela população de baixa renda e pelo potencial de reformas e ampliação de unidades residenciais e comerciais. “A maior parte dos profissionais está em Salvador. O mercado para projetos de classe média e alta está concentrado em poucos escritórios e existe grande quantidade de profissionais atuando como autônomos e com baixa remuneração”, argumenta Bianka, que comandará o Sinarq/BA no biênio 2019/2020. Por este motivo, o apoio aos profissionais liberais também está na pauta, especialmente com a perspectiva de realização de cursos sobre gestão de negócios e empreendedorismo.

A nova presidente pretende aumentar a representatividade política e social dos arquitetos e urbanistas e defender as políticas de habitação de interesse social. Também buscará ampliar o número de afiliados, que hoje está em torno de 500, e promoverá uma ampla reforma na política administrativa e de comunicação do sindicato. ”Para isso, reunimos uma equipe de grandes profissionais dispostos a somar e contribuir”, afirma ela que foi secretária do Sinarq/BA na gestão 2017/2019.

Atualmente ligada à coordenação de Desenvolvimento Agrário(CDA) da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia, a arquiteta e urbanistas afirma que o desejo de atuar na luta sindical nasceu quando iniciou sua carreira, ainda como autônoma na área de projetos, construção e reforma em edificações. “Notei uma grande demanda, na sociedade, por serviços de Arquitetura, área que, contraditoriamente, trazia um mercado de desemprego, informalidade e baixa remuneração”, lembra. Foi então que encontrou motivação para lutar pela organização do setor.

Nova diretoria executiva do Sinarq/BA:
Presidente: Bianka Rocha da Silva;
Vice-presidente: Ronaldo Batista de Lima;
Tesoureiro: Lêda Maria Pinto de Oliveira;
Secretária Geral: Karina da Silva Oliveira Dias;
1º Diretor Suplente: Denise Marques da Silva;
2º Diretor Suplente: Paula Adelaide Mattos Santos Moreira;

Conselho Fiscal:
Titulares: Liliane Mesquita de Andrade; Valdinei Lopes do Nascimento; Janice Toscano Prestes.
Suplente: Simone Marcia Alcântara da Silva

Delegados:
Titulares: Marcelo Luis Martins Prado e Lívia Baraúna Sentges.
Suplentes: Albetânia Alvim de Figueiredo e Antônio Marcos Lima de Oliveira.