44° ENSA reúne nomes de peso para discutir estratégias diante de um cenário social desafiador

O 44º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetura e Urbanismo (ENSA) será diferente. Não só pelo formato digital que se tornou necessário nos tempos atuais, mas também pela pauta que se impõe na atual conjuntura. Além de todas as questões relacionadas à profissão do arquiteto e urbanista e os impactos dessa atuação no planejamento das cidades, o ENSA deste ano traz para a mesa de debates um cenário desafiador: pandemia com seus reflexos no emprego e perda de renda e garantias dos trabalhadores, crise sanitária agravada com a privatização do sistema de saneamento no país, restrição às políticas públicas, aumento da desigualdade social nas cidades e eleições municipais.

Diante dos impactos sociais, ambientais e econômicos, a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) escolheu como tema central do evento deste ano “O trabalho transforma o espaço: arquitetura e urbanismo nas periferias do mundo”. Esse será o norte do encontro que reúne profissionais de diversos estados do país, na condição de representantes dos sindicatos filiados e como observadores.  Para a presidente da FNA, Eleonora Mascia, o cenário atual instiga muitos debates, o que promete enriquecer as discussões entre arquitetos e representações de diversas áreas. “Será o momento para discutirmos alternativas para o futuro, num enfrentamento ao corte de verbas para áreas fundamentais como habitação, saúde e saneamento, educação e cultura, além de marcar nossa posição com identidade de classe, em favor da democracia e em defesa das políticas públicas para redução das desigualdades”, pontuou Eleonora. O debate pretende alinhar estratégias de atuação da federação e sindicatos para o próximo ano.

O ENSA-Digital acontece de 30/11 a 06/12 e contará com nomes de peso em sua programação. Já na Mesa de Abertura dia 30 de novembro, às 19h, o tema central conduzido pela presidente da FNA, Eleonora Mascia, e pelo vice-presidente da federação, Ormy Hütner, terá como convidados o economista social brasileiro e professor titular da PUC-SP, Ladislau Dowbor, autor de “O capitalismo se desloca – novas arquiteturas sociais”, e a arquiteta e urbanista com mestrado e doutorado em Filosofia Silke Kapp, da FAU/UFMG.

Uma das novidades desta edição são as apresentações culturais de arquitetos e urbanistas que vão tornar possível o Sarau Cultural. Entre os nomes confirmados, destaque para a participação de Ângelo Arruda, poeta, compositor e arquiteto que fará o lançamento oficial de seu mais novo projeto autoral, o CD ‘Régua e Compasso’. A programação cultural inicia na segunda-feira (30/11), logo após a abertura e debate com convidados.

A programação do ENSA neste ano ficará concentrada no turno da noite, sempre a partir das 18h. Em todos os dias, a agenda abre com ‘Experiências e Políticas dos Sindicatos’, espaço para relatos das entidades filiadas à FNA. Na terça-feira (1°/12), acontece a palestra ‘As cidades em tempos de pandemia: os riscos são iguais para todos?’, em debate que reunirá o professor e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nilton Bahlis, o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, e a ex-presidente da FNA e integrante do Conselho Consultivo da federação, Valeska Peres Pinto. A mediação será de Ormy Hutner, vice-presidente da FNA.

Além dos debates sobre a profissão de arquiteto e urbanista, o ENSA  trará temas que estarão em foco, como arquitetura social, patrimônio cultural, balanço do pleito municipal, participação dos arquitetos e urbanistas no CAU, além da organização para o Congresso Internacional de Arquitetos (UIA2021) que acontecerá no Rio de Janeiro, em julho de 2021.  Na agenda também será destaque a entrega do 15º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano e o Prêmio FNA 2020, programados para a noite de sexta-feira (4/12)às 19h e 30min. Neste ano, os agraciados são a Maria Inês Sugai (Arquiteta e Urbanista do Ano) e o projetos Salve Natal, Paraná Contra a Covid-19 e Gentileza Urbana (Prêmio FNA 2020). Logo após, será promovida a segunda noite do Sarau Cultural, com diversas manifestações artísticas.

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO DO 44º ENSA

30/11 – SEGUNDA-FEIRA

19h – MESA DE ABERTURA: “O Trabalho Transforma o Espaço: Arquitetura e Urbanismo nas Periferias do Mundo”

Mediação: Eleonora Mascia e Ormy Hütner (FNA)

Convidados: Silke Kapp (FAU/UFMG) e Ladislau Dowbor (economista social, autor de ‘O capitalismo se desloca – novas arquiteturas sociais’)

20h30min – Lançamento do projeto ‘Régua e Compasso’, do Arquiteto Ângelo Arruda

1/12 – TERÇA-FEIRA

19h- As cidades em tempos de pandemia: os riscos são iguais para todos?

Mediação: Ormy Hutner (FNA)

Convidados: Nilton Bahlis(Fiocruz), Fernando Pigatto (CNS) e Valeska Peres Pinto (FNA)

2/12 – QUARTA-FEIRA

19h – Novas formas de produção, outras arquiteturas sociais?

Mediação: Patryck Carvalho (FNA)

Convidados: Ion de Andrade (BrCidades), Malu Refinetti (FAU/USP) e Mariana Bontempo (Arquitetos DF)

3/12 – QUINTA-FEIRA

19h – Software Livre para Arquitetura e Engenharia – Lançamento do Projeto Solare

Mediação: Danilo Matoso (FNA)

Convidados: Yorik van Havre (FreeCad) e Francieli Schallenberger (FENEA)

20h30 – Os Sindicatos e o Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro

Mediação: Danilo Matoso (FNA)

Convidados: Nivaldo Andrade (coordenador do Fórum do Patrimônio) e Inês Martina Lersch (coordenadora Adjunta do Fórum do Patrimônio)

4/12 – SEXTA-FEIRA

19h30 – Entrega do 15° Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2020 

Mediação: Fernanda Lanzarin (FNA)

20h30 – Sarau Cultural

5/12 – SÁBADO

9h30min – Mudanças no Mundo do Trabalho e a Atuação dos Sindicatos

Mediação: Eleonora Mascia (FNA)

Convidados: Lucia Garcia (Dieese), Sergio Nobre (CUT), Roberto Freire (FISENGE), Sérgio Takemoto (FENAE) e Dr. Eymard Loguercio (LBS Advogados/Rede Lado-Declatra)

11h- Análise sobre as Eleições do CAU, Comissão Eleitoral e participação das entidades no CEAU

Mediação: Cicero Alvarez (FNA)

Convidados: Daniela Sarmento (SC), Eduardo Fajardo (MG) e Valter Caldana (IES)

15h – Balanço das Eleições Municipais e perspectivas para gestão das cidades – ‘Carta Aberta à Sociedade e aos(às) Candidatos(as) nas Eleições Municipais – Um Projeto de Cidades Pós-pandemia’

Mediação: Eleonora Mascia

Convidados: Entidades do CEAU e candidatos(as) convidados(as)

16h30 – Apresentação do documentário “Fio da Meada”, do cineasta Silvio Tendler.

Mediação: Edinardo Lucas (FNA)

17h45 – Debate com os realizadores Silvio Tendler, Marcelo Firpo e Marina Fasanello.

6/12 – DOMINGO

9h – Mobilização para o Congresso Mundial de Arquitetos – UIA 2021

Mediação: Jeferson Salazar (FNA)

Convidados: Maria Elisa Baptista (IAB), Cid Blanco (Comissão de Acompanhamento dos ODS da UIA) e Sérgio Magalhães (Comitê Executivo do 27º Congresso Mundial de Arquitetos)

10h30 – Plenária Geral (FNA e Sindicatos)

Coordenação: Eleonora Mascia e Carin D’Ornellas (FNA)

14h – Encerramento do 44º ENSA-digital